quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Santos leva companhia para Neymar e volta a ser protagonista (Portal ESPN)

Por Lucas Borges, da redação do ESPN.com.br
Estrela santista, Neymar entrou na mira do Manchester City, segundo o 'Mundo Deportivo'

Neymar. Impossível falar do Santos sem mencioná-lo. E não é para menos, o jovem atacante de 20 anos é uma das melhores coisas que aconteceram no futebol brasileiro nos últimos anos e não se cansa de surpreender o mundo com seu talento. Neymar evoluiu ainda mais em 2012. Sorte do Santos. 

Apesar de protestos da torcida, o ano do centenário santista não foi dos piores. O time conquistou o tricampeonato paulista repetindo Pelé e cia e o tri de 1967-68-69, chegou às semifinais da Copa Libertadores e mesmo com a debandada de jogadores no segundo semestre, terminou o Campeonato Brasileiro em oitavo lugar.
Com a renovação do elenco para esta temporada e o talento inesgotável de Neymar o Santos tem bons motivos para sonhar alto em 2013. A equipe não disputará a Libertadores, mas tem o tetra estadual, inédito na história da competição, o bi da Copa do Brasil e o título brasileiro, uma das poucas taças ainda não conquistadas por Neymar, como meta.

PONTO-CHAVE: NEYMARDEPENDÊNCIA 
Flickr Santos
Montillo já treina no CT Rei Pelé
Montilo, R$ 16 mi, atleta mais caro da história do Santos

O Santos-2012 tinha duas versões: uma com Neymar e outra sem. Quando o craque não esteve a serviço da seleção brasileira, o time da Vila Belmiro voou. Quando ele era convocado - o que aconteceu com bastante frequência no último ano -, a história era bem diferente. Os novos reforços do ataque santista para esta temporada terão que ajudar o maior jogador do futebol brasileiro a carregar o Santos.
O TIME
Neymar estará cercado de atletas de qualidade ofensiva nesta temporada. Foram três os contratados para o meio campo: Cícero, Marcos Assunção e Montillo. Além disso, o atacante Carlos Eduardo, ex-Grêmio, Hoffenheim e Rubin Kazan, pode ser anunciado ainda nesta semana.

No primeiro jogo-treino do ano Muricy Ramalho ensaiou o time no 4-3-3. Na defesa, quase nenhuma novidade, a não ser por Nei, ex-Inter, que deve ganhar a disputa com Rafael Galhardo pela lateral-direita. Pelo meio-campo Arouca pode ter a companhia de Cícero e Montillo ou de Cícero e Marcos Assunção. O volante Adriano está de saída.
O argentino pode atuar no meio ou mais avançado, pelas pontas. Neymar joga no outro lado do campo, assim como seria escalado Carlos Eduardo. André deve ser o atacante de referência.

Arte/ESPN.com.br
Possível esquema tático santista em 2013
Possível esquema tático santista em 2013

O TÉCNICO
Muricy terminou o ano reclamando e sob questionamentos depois de um segundo semestre aquém do esperado. Os críticos do técnico afirmavam que o time não tinha repertório e que dependia exclusivamente de Neymar. Muricy, por sua vez, alegava falta de material humano. Os pedidos do comandante para 2013 foram atendidos. Oito jogadores já foram contratados, todos, segundo a direção santista, a pedido do treinador, que agora terá que mostrar serviço.

O CARA: NEYMAR
Arte/ESPN.com.br
Neymar é o grande destaque do Santos em 2013
Neymar é o grande destaque do Santos em 2013
A grande referência santista não poderia ser outro homem se não o maior jogador brasileiro da atualidade. No primeiro semestre de 2012, ao lado de Elano, Ganso, Alan Kardec e Borges, Neymar liderou o Santos na campanha do título paulista e até a semifinal da Copa Libertadores . No segundo semestre, perdeu estes quatro companheiros e teve que se dividir entre o clube e os inúmeros compromissos da seleção brasileira. Ainda assim, quando o craque vestiu o uniforme alvinegro, o Santos deu trabalho.
Em 2013 o Santos voltou a contratar, e o mais valioso dos reforços, o meia Montillo, já deixou claro qual será o papel dos novos jogadores. “Ninguém vai tirar isso, a estrela continua sendo o Neymar. Quero ser parte importante. Ele é um jogador crucial, como sempre falo, ninguém ganha sozinho, tirando Messi e Neymar. Quero ajudá-lo a ser melhor ainda.”

O ELENCO:

Goleiros: Rafael, Aranha e Vladimir
Laterais: Nei, Rafael Galhardo, Léo e Guilherme Santos
Zagueiros: Edu Dracena, Durval, Neto e Gustavo Henrique
Volantes: Adriano, Arouca e Renê Júnior
Meias: Felipe Anderson, Montillo, Cícero, Marcos Assunção,
Atacantes: Neymar, André, Miralles, Patito Rodriguez e Victor Andrade

O CALENDÁRIO:

Paulista: estreia em 19 de janeiro, contra o São Bernardo, em São Bernardo do Campo; é o atual tricampeão e briga pelo tetra inédito
Copa do Brasil: a partir de abril; foi campeão na última participação, em 2010
Brasileiro: a partir de maio; venceu o último campeonato em 2004 e foi o oitavo em 2012
Copa Sul-Americana: a partir de agosto; nunca foi campeão e na última participação, em 2010, caiu na segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário