terça-feira, 12 de abril de 2011

Manifesto dos blogueiros santistas contra o mau jornalismo

Artistas Cheeco e RPN exprimem o desprezo dos santistas pela ação corrosiva da imprensa
Vários blogueiros que se dedicam a falar do Santos Futebol Clube e que, juntos, têm um público maior do que o de muitos jornais, revistas e canais de tevê que abordam o futebol, se uniram hoje para um Manifesto contra o Mau Jornalismo, uma nota de repúdio contra a notícia falsa do Lance de que o jogador Paulo Henrique Ganso já estaria contratado pelo Corinthians.
A impunidade com que tais “notícias” são plantadas, cusam tremendo prejuízo aos clubes e jogadores envolvidos, e depois são, simplesmente, desmentidas, enoja não só o torcedor, mas, principalmente, o profissional de comunicação que preza a verdade.
As ilustrações acima, dos talentosos RPN e Cheeco, retratam o sentimento do santista frente à onda de notícias prejudiciais ao clube que tem sido plantadas sem a devida confirmação, principalmente pelo tablóide sensacionalista Lance.
Alguns parágrafos do texto, assinado por Renato Ribeiro:
Não temos a pretensão de ensinar alguém a fazer jornalismo. Temos a intenção sim, de pedir aos jornalistas que sejam, minimamente, éticos e profissionais.
Quantas vezes as notícias de saída do jogador já foram desmentidas por procuradores do jogador e por seu assessor? Quantas vezes o jogador “esteve negociado com o Corinthians” e veio publicamente desmentir tal notícia? Quantas vezes, na saída de campo, os repórteres e outros profissionais deixaram de abordar detalhes do jogo, para falar na transferência do atleta?
Estamos cansado de “tivemos a informação”, “uma fonte contou”, “um ex-diretor do clube disse”. Que informação é essa? Que fonte? O jornalismo preza pela proteção da fonte, porém, preza também pela apuração dos fatos de forma correta. E seja na faculdade de jornalismo, seja na vida, vamos aprendendo que sempre é necessário ouvir os dois lados da situação.
Porque o “sim de Ganso” é destaque nos sites, capa de jornal, tema central de discussões de programas de rádio e TV e a resposta do presidente do clube vira canto de página e rodapé de programa? Resposta esta que é a mais importante, pois devemos lembrar aos nossos nobres jornalistas que, o jogador Paulo Henrique Ganso tem contrato vigente com o Santos até o ano de 2015 e que o jogador só sai mediante pagamento da multa, conforme valores estipulados em contrato.
“Uma mentira pode dar a volta ao mundo… enquanto a verdade ainda calça seus sapatos”. – Mark Twain.
Você acha que o Lance tem alguma coisa contra o Santos, ou a matéria é fruto da pouca experiência dos jornalistas que a escreveram?

Creditos:
Texto: Odir Cunha
Imagens: @RPNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário